terça-feira, 14 de julho de 2020

20 de novembro. Dia da Consciência negra.

20 de novembro. Dia da Consciência negra.

Dia, 20 de novembro. "Dia da Consciência negra Consciência humana". Brancos, negros, vermelhos, amarelos não importa todos nós temos o sangue vermelho carmesim. Até quem se diz sangue azul é vermelho carmesim. Boas palavras para esse dia. Meus avós maternos sempre diziam que muitos brancos ou quase todos os brasileiros são negros aço (dito popular antigo que se diz do branco muito alvo, mas que suas origens se passaram por origem negra, geralmente seus cabelos são aloirados crespos), e com o que ouvi e guardei assim quando criança, essas palavras me remeteu ao passado que realmente assim é o Brasil.

Eu, por exemplo, origens: portuguesa; avô filha legitima de portuguesa casada com filho de escravo com índia (uma longa história, pois mesmo fugindo ele da fazenda para escapar da morte por esse motivo, o de gostar sem se declarar, minha já falecida avó abandonou tudo e procurou o nos quilombos até o encontrar e assim os dois se casando escondido. Viveram mais de 60 anos juntos, quando a família dela, os que eram vivos os procuraram, menos de dois anos antes de ele falecer, motivo esse inventário da riqueza da família, isso em 1986.

 Quando minha avó recusou, motivo: em seu coração nada disso superaria o grande amor que viveu e os dois decidiram não reclamar o que era seus de direito recusaram tudo, fui um dos que meus avós contaram o porquê da decisão, tinham os corações feridos, visto minha avó automaticamente na época tinha sido desertada da família, toda a família o apoiou, afinal estavam no final da vida e porque não levar em consideração a decisão dos dois, afinal, eles teriam que desfrutar e não nós, coisa que para eles não teriam tempo (só a vítima de racismo sabe o quanto o coração sangra em lágrimas).         

Uma longa história que aconteceu no Rio de Janeiro como a de muitos escravos e escravas fugitivos. Já da parte de meu pai origem turca, cheguei a ouvir de minha tias que meus bisa-vos eram primos e meu tataravó turco dos olhos azuis assim conta meu pai com muito orgulho, o qual residiu por muito tempo no Ceará, falam muito pouco de minha tataravó, mas com nome de minha avô Rosa Lina.

Fiz essa pequena encenação para comprovar que meu amigo esta certo, e que perdemos muito com preconceitos de não deixar assim que o povo progredisse no sentido social, não se preocupando assim com o mesmo quanto a educação. Hoje buscamos pessoas estudadas em países em que governos pensaram em sua população, coisa que nosso povo não foi visto como suficientes e prontos para eles pensar no futuro destes, mas sim de suas famílias (elites).

Isso é uma vergonha se pensarmos os quanto pobres e negros deixou de fazer esse país mais rico do que é, mas o dinheiro e a inteligência dos pobres e negros eram de inteligência de inferior, pois assim pensavam. Não podemos perder o que foi conquistado, mas sim almejarmos mais para nosso país e nossos herdeiros, porque o que é de mais sagrado em nosso país sempre não temos competência para assumir, ou seja, quem tem competência para comandar Serra Pelada? Sem comentários. Riquezas que perdemos porque o povo abandonado no mundo da pobreza não preparado com dignidade de povo forte, pois na verdade não somos um povo forte.

Texto escrito em 2014

                             ------------- -Messias Albino --------------